segunda-feira, 14 de maio de 2007

A Objetividade da Felicidade Momentânea

O que de fato é a felicidade?
Trata-se de um estado emicional ou de uma caracteristica pessoal?
Tenho fatos que apontam para os dois sentidos.
Todos conhecemos alguem, que geralmente está feliz, de bem com a vida, mesmo enfrentando problemas diversos e complicações diárias enfrentadas por todos. Está sem dinheiro, sem perspectiva e ainda assim sorri para nós, fato que usualmente melhora o nosso dia e o nosso humor.
Não falo daquele sorriso amarelo, que usamos para nos comprimentar às pressas, me refiro ao sorriso espontaneo, contagiante, que é verdadeiro, sincero e contagiante.
Esta pessoa, dificilmente veremos triste ou de mau humor, pois de alguma maneira a felicidade é inerente a pessoa e não dependente do momento.
Já outras pessoas não, necessitam de algo para se setirem felizes, seja um bem material, seja um elogio, seja uma outra pessoa feliz. Esta pessoa vejo como um parasita, que se utiliza de um processo de mutualismo (processo de parasitas, onde tanto o parasita quanto o hospedeiro são beneficiados) para sorrir e se sentir feliz.
Mas será que isso não está implicito no seu conceito de felicidade? Até que ponto precisamos de algo para sermos felizes?
Neste ponto me refiro ao titulo deste texto, "A Objetividade da Felicidade momentânea". Creio que estas pessoas vivem momentos de felicidades, que buscam motivos para sorrir, mas que de fato os possuem já, mas não dão valor a isso. Temos ambições financeiras, amorosas e psicológicas, mas não devemos sobrepor-las ao que já alcançamos e temos.
Não é justo que ignoremos os amigos que estão conosco o tempo inteiro, nos dando apoio, nos alegrando para procurar em nós mesmos a tristeza causada pela falta de alguem mais intimo. Os "amantes" que dividem o corpo, o cheiro, o calor conosco são menos importantes que os nossos amigos.
Critíco aqui quem procura a felicidade do proximo, facilitando assim o processo do sorriso espontanêo e bonito. Exalto a pessoa que por motivo algum sorri e demonstra o quanto bom e alegre é o processo de viver, não podemos buscar a tristeza pela falta, e sim valorizar a alegria pela posse de bens, não financeiros ou materiais e sim bens eternos, como a amizade, a familia.
Acredito que a felicidade é uma caracteristica pessoal, em alguns mais desenvolvidos, em outros atrofiados, talvez pela falta de exercício..

3 comentários:

Unknown disse...

Oi Mau, tudo bem?
nossa achei muito bom o que escreveu!!!Penso muito dessa forma, posso estar mal ou triste por alguma coisa, mas dificilmente deixo de sorrir e estar feliz por outras coisas. Vai no meu perfil do Orkut, falo algo nesse sentido mais de uma forma suscinta. adorei conhecer vc.
bjs...

Carol Rocha disse...

Poxa, fiquei lisonjeada e surpresa com o que vc me falou ontem.

Que bom q toda vez que nos encontramos eu estou sorrindo.

Eu procuro sempre enxergar o lado bom das coisas. É difícil, nem sempre consigo, mas é melhor assim.

beijo,

Lolo disse...

Nem estando no meu pior dia consigo ficar do lado de vcs sem sorrir, vc sabe né, não precisamos de nada pra nos divertir, só precisamos estar juntos.
O que por sinal esse ano está demais né.

Patotada mais unida do que nunca!!! Hahaha...

Aeeeee até que fim comentei um, prometo comentar mais daqui pra frente!

Beijos